Carregando...

Publicidade

Situação atual da Barragem Maria Zeneide,(Piaus), em São Julião. (Foto: Lucas Andrade)

Expedição Açudes: Saiba a verdadeira situação de Piaus e Cajazeiras

03/04/2017

A equipe de reportagem do Portal Região em Notícia, percorreu as cidades de Pio IX e São Julião, em busca da verdadeira situação dos açudes, Cajazeiras e Piaus. A conexão entre as barragens, estão além do abastecimento no município do sol nascente, haja visto, o cenário encontrado em São Julião na 'Maria Zeneide' é similar ao que foi visto anos atrás no 'Cajazeiras'.

Além do baixo índice de chuvas, o retrato é de descaso, do ser humano, e do DNOCS, órgão que é responsável pela manutenção das comportas.


PI - 142 que Liga os municípios de Pio IX / Fronteiras. (Foto: Lucas Andrade)

Acesso:

Os problemas começam a surgir, no início da viagem, pois para ir até os açudes, existem gigantescas dificuldades. A começar pelo acesso até as barragens, que estão completamente comprometidos.

A PI - 142, que liga Pio IX ao município vizinho de Fronteiras, é só um exemplo das péssimas condições de estradas existentes no estado, essa por exemplo, está tomada por buracos.

Uma solicitação feita pela Deputada Liziê Coelho, ainda no início de 2017, pede a recuperação dessa via. O Documento já foi recebido pelo governador, e existe a promessa da realização dessa obra ainda para este ano.

Cajazeiras

Com 0% de sua capacidade, no Cajazeiras, onde já existiu vida, geração de renda, e lazer, só se enxerga prédios abandonados e mato por toda parte.

Em outubro de 2016, a Prefeita de Pio IX, Regina Coeli, Solicitou junto à coordenação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, no Piauí, a realização de serviços de limpeza e obras de manutenção no Açude Cajazeiras. O Departamento recebeu o pedido da gestora, mas até agora, o que se encontra no local, é abandono total por parte do órgão.


Açude Piaus. (Foto: Lucas Andrade)

Piaus

A situação crítica é uma informação divulgada em todos os meios de comunicação, mas com exclusividade, a equipe deste portal, foi até os limites permitidos ao Ser - Humano, e mostra que assim como o 'velho cajazeiras', as águas de Piaus começam rapidamente a sumir e dar lugar a montes de areias.

A sua capacidade de acordo com o DNOCS, está em 5%, e nos seus pluviômetros, a água chega na sua última medida.

O Governo do Estado, decretou na última semana, racionamento para a região. Cerca de 50 mil famílias são atingidas com a medida, uma ação necessária, para que todos esses municípios não sofra com a falta do líquido precioso para sempre.

A população das cidades abastecidas precisa se conscientizar da importância do uso adequado da água, e que a economia, é atualmente a melhor forma de prevenir.