Carregando...

Publicidade

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Beto Studart, afirmou, durante o evento, que é preciso foco em inovação como instrumento de desenvolvimento econômico. (Foto: Giovanni Santos)

PARA CRESCER: Indústria amplia foco em inovação.

25/04/2017

O Inova Ceará começou ontem (24), trazendo palestras, mostras de startups e pitchs de projetos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Nomes importantes da indústria nacional abordaram a inovação na indústria como essencial para o desenvolvimento. Foi o caso da palestra sobre Indústria 4.0, ministrada pelo diretor Regional do Senai de Santa Catarina, Jefferson Oliveira.

Ele abordou a automatização de profissões no contexto atual e a rapidez exigida nas diversas áreas de trabalho que surgem com o desenvolvimento da tecnologia. "Empreender neste mundo agora é rápido, porque existem diversas aplicações. A tecnologia está ficando muito mais rápida que a nossa capacidade de trabalho", enfatizou. Para o presidente da Fiec, Beto Studart, é preciso que haja por parte dos desenvolvedores o foco em inovação como instrumento de desenvolvimento econômico.

Apresentação de trabalhos

Quatro startups tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos, sempre ligados de alguma forma ao ambiente online. Como parte da programação, foram apresentados, intercalados com as amostras das startups, pitchs de projetos desenvolvidos por equipes de alunos das unidades do Senai no Ceará. Ao todo, 19 projetos foram mostrados ao público pelos estudantes.

Programação

Para hoje (25) está prevista a assinatura do edital de inovação da indústria, parceria nacional entre Sebrae, Sesi e Senai, que colocou R$ 53,6 milhões para que indústrias e startups concorram nacionalmente aos recursos. Entre os cases, startups industriais com soluções para os segmentos de energia, metalmecânico, nanoquímico, uso e reúso da água, saúde, entre outros. A programação tem continuidade com os projetos de alunos do Senai.