Carregando...

Publicidade

Uma das estratégias para redução da mortalidade infantil é o trabalho da mãe social, que atende na casa do recém-nascido. (Foto: Luiz Queiroz)

Saúde de Sobral é destaque em pesquisa nacional.

07/07/2017

Sobral. É deste Município a quarta e melhor posição, por região brasileira, em índices de Saúde, apontada no último Ranking Connected Smart Cities, no que diz respeito à conectividade setorial, considerando a relação entre as diversas áreas de atuação no Município analisadas pela pesquisa. O resultado aponta, além da Saúde, indicadores ligados ao meio ambiente, mobilidade, urbanismo, energia, tecnologia e inovação, educação, segurança, empreendedorismo, economia, e governança. Os estudos foram baseados na análise de 70 indicadores, entre eles, o Plano Diretor Estratégico Municipal, e as despesas utilizadas em cada setor.

Itens analisados

No caso do destaque para a Saúde de Sobral, o levantamento levou em consideração itens como o número de leitos por habitantes, leitos de internação (UTI), médicos por mil habitantes e cobertura populacional das equipes de saúde da família. A pesquisa é realizada anualmente pela Urban Systems Brasil, especializada em análise de comportamento e dados estatísticos para ter uma dimensão de mercado e levantamento de tendências em novos mercados e cidades. Os dados são dispostos em mapas digitais, que ajudam no acesso de informações de qualquer lugar do País, facilitando a realização de negócios, em qualquer esfera.

Ao dar visibilidade às cidades, por meio de um ranking, a empresa se propõe a contribuir com o fechamento de novos negócios, investimentos e parcerias, tendo em vista os resultados obtidos pelas análises de mercado e pesquisas. A ideia é mostrar a relação entre o comportamento das pessoas, suas influências e contatos com as instituições; o que revela quais as mais significativas decisões tomadas quando se trata de consumo.

Neste ano, a pesquisa aponta que o Sobral figura na quarta posição geral em Saúde, com 3,788 pontos, atrás de cidades como Vitória (ES), na primeira colocação; Belo Horizonte (MG), segunda; e São Caetano do Sul (SP), terceira. Quando a amostragem leva em consideração cada região, o Município é o único em posição de destaque no Nordeste, que traz na lista Vitória (ES), no Sudeste; Brasília (DF), no Centro-Oeste; Palmas (TO), na região Norte; e Porto Alegre (RS), Sul.

Única representantes do Nordeste, Sobral também se mantém, pela terceira vez consecutiva, no guia "American Cities of the Future", do grupo Financial Times, de investimento estrangeiro, na categoria relação custo/benefício para cidades de pequeno porte (100 mil a 350 mil habitantes). Na lista, além de Sobral, constam apenas as cidades brasileiras de Sete Lagoas (Minas Gerais), São Paulo e Jundiaí (São Paulo), Resende e Itatiaia (Rio de Janeiro) e Espírito Santo (Vitória). No ano passado, Sobral já havia obtido boa colocação, na mesma pesquisa, figurando entre as cidades brasileiras com maior potencial de desenvolvimento no setor de Governança (oitava) e também Saúde (nona). A cidade foi apontada como uma das mais promissoras para investimentos.