Carregando...


Mais Noticias

Governo do Estado não descarta racionamento.


Governador falou sobre as ações que podem ser intensificadas para reduzir o consumo de água no Ceará.

Veículos fumacê têm baixa eficácia contra aedes aegypti.


Somente nesta semana, 26 bairros e 3.370 quarteirões da Capital devem ser percorridos pelos veículos.

Camilo anuncia programa de segurança em municípios.


O governador Camilo Santana (PT) anunciou, na manhã de ontem, no programa do Paulo Oliveira, na Rádio Verdes Mares AM 810, um programa em parceria com os municípios para implantação de câmeras de segurança. Intitulado 'Minha Cidade Mais Segura', o projeto deve sair do papel a partir de junho deste ano, quando Camilo se reunirá com prefeitos interessados na implantação do projeto. "Estamos fechando a proposta e vamos apresentar isso em uma reunião com os prefeitos. Não vou só dar os serviços, vou querer metas, vou querer resultados", comentou o governador.

Camilo disse ainda que o programa será apresentado durante encontros que irão tratar de temas prioritários, entre eles a Segurança Pública. "Nós vamos fazer reuniões com os prefeitos do Ceará para tratar quatro temas importantes: Saúde, Educação, Segurança e Infraestrutura. Vamos apresentar o que o Governo tem de políticas para essas áreas, quais as parcerias importantes e, dentro da área de Segurança Pública vamos apresentar esse projeto ", explicou.

O programa servirá não somente para tentar evitar aumento dos índices de crimes, por exemplo, mas também acidentes de trânsito. Segundo Camilo, é preciso reforçar ações para uso do capacete em cidades do Interior do Estado e da importância do Departamento Municipal de Trânsito e de Transportes (Demutran) municipal. O governador do Estado reforçou, também, a necessidade de implementação de uma política nacional de Segurança Pública.

Santana afirmou que há situações que fogem da responsabilidade do Estado e carecem de apoio Federal. Entre elas, está a questão dos bloqueadores de celulares em presídios e brigas de facções criminosas.

"Os Estados têm feito seus esforços e o Ceará tem feito seus esforços aumentando seu efetivo e investindo em Segurança, mas agora é preciso uma Polícia que possa garantir mais recursos, garantir uma ação mais efetiva, discutir as leis desse País, que são frouxas, têm muita lei que precisa ser revista na área de Segurança. É preciso discutir com a Justiça. O sistema não é só Polícia, é Justiça. Essa integração dos Poderes, do papel de cada um e da responsabilidade dos investimentos é um debate que precisa ser feito", considerou.


APAC: Novo modelo carcerário deve funcionar no CE.


A unidade feminina juvenil, que deve funcionar em Fortaleza, foi anunciada pela presidente do STF.

Chikungunya: epidemia vai se agravar até junho.


O médico destaca que é difícil dar um diagnóstico da enfermidade somente pelo prognóstico clínico.

Ceará também é afetado por pane.


Os ataques cibernéticos também tiveram efeitos no Ceará. Os portais do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) foram desligados para prevenir possíveis interceptações.

Por isso, alguns dos serviços de ambos os órgãos devem ficar indisponíveis durante este final de semana.

O TRE-CE informou que a previsão é de que o sistema online volte a funcionar a partir da próxima segunda-feira (15).

Já o TJCE não informou nenhum prazo, mas a expectativa do órgão é de que o site volte a funcionar quando o período de ameaça cesse.

Portanto, quem precisar realizar envios de petições, fazer consultas processuais ou de jurisprudência, por exemplo, vai ter que esperar a volta dos serviços. O desligamento temporário afeta tanto a população em geral quanto advogados que trabalham usando as ferramentas dos portais. O presidente da Comissão de Tecnologia da Informação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Renato Torres, explica que a medida de precaução foi realmente a mais correta ser tomada, e que ninguém será prejudicado no que se refere a prazos.

“Ninguém precisa se preocupar, porque é obrigatório que os prazos sejam postergados”.

Funcionamento normal

Apesar das paralisações nos sistemas do TRE-CE e do TJCE, outros serviços funcionaram normalmente nesta sexta (12).

A Polícia Civil e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, por exemplo, não relataram problemas ou paralisações em seus respectivos sistemas internos ou de comunicação.

A sede local do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) também continuou operando sem interrupções.

Outros serviços

Outros serviços, como os da Enel Distribuição Ceará, da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) não foram afetados.

(Colaborou Ana Lídia Coutinho)


Impasse deixa 2.096 residências novas desocupadas no programa minha casa minha vida.


O conjunto habitacional está localizado próximo ao Anel Viário, que dá acesso ao Distrito de Pajuçara, em Maracanaú.

CE registra 2ª morte por chikungunya; Prefeitura define ações contra Aedes.


Fortaleza aparece com o maior índice médio de febre chikungunya no País, com 210,8 casos por 100 mil habitantes.

Rede atenderá aos sequelados da epidemia de chikungunya.


Com cenário epidêmico da doença, Estado e Município garantem suporte a paciente com outras complicações.

Médicos cubanos manifestam desejo de permanecer no CE.


Em Fortaleza, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 5 médicos manifestaram o interesse de ficar.


Publicidade