Carregando...


Mais Noticias

Fim das Farmácias Populares preocupa moradores do Interior.


A notícia do fechamento das unidades foi recebida com tristeza e preocupação por muitos usuários no Ceará.

DENGUE E CHIKUNGUNYA: Surtos de arboviroses se multiplicam no Ceará.


Farias Brito enfrenta um surto, quase todos adoeceram em Catarina, mas Pedra Branca continua sem registros.

Furto, em Canindé, ameaça abastecimento.


O furto do transformador foi percebido pela equipe do SAAE, na manhã do último domingo.

Bancos são notificados por falta de dinheiro em caixas eletrônicos.


O consumidor que se sentir prejudicado pode ingressar com ação por reparação de dano contra os bancos.

Agricultores relatam perdas na safra.


Alguns municípios registraram situações diferentes, dependendo da geografia do local de plantio.

Encontro regional da SBPC reúne cientistas e estudantes.


Crato. Mais de dois mil visitantes e quase 80 escolas envolvidas. Os números dos três primeiros dias do maior evento cientifico já realizado no Interior do Estado, a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (RR-SBPC), expõem o amplo engajamento de estudantes, professores e pesquisadores de vários estados do Brasil e de países do exterior.

A vasta programação contempla mini-cursos, mesas redondas, conferência e apresentação de artigos científicos. As atividades seguem até amanhã (6), no campos Pimenta da Universidade Regional do Cariri (Urca), instituição de ensino que está promovendo o encontro, com apoio da Secretaria de Ciência Tecnologia, e Educação Superior do Estado (Secitece). Ontem, foi aberto no Ginásio Poliesportivo da Urca o espaço SBPC Jovem, com prosseguimento até hoje. As atividades visam o despertar do interesse dos jovens pela ciência, tecnologia e inovação.

Ao longo do dia, diversos palestrantes debateram temas atuais e de interesse coletivo, como a importância da biodiversidade da Floresta Nacional do Araripe (Flona) para pesquisa científica; sustentabilidade econômica e política do SUS; impacto dos lixões nas cidades; e a situação da área de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Brasil, tema discorrido pela presidente da SBPC, Helena Nader.

Ao destacar os acanhados números da educação brasileira, no ensino fundamental, médio e superior, se comparado à outros países do mundo, Nader avaliou que "a ciência é porta para o crescimento de qualquer nação" e acrescentou que "nenhum governo pode avaliar educação e ciência como gastos, mas, sim, investimento". Helena reconheceu, no entanto, o salto de qualidade na educação do Ceará e recordou que o Marco legal de ciência, tecnologia e inovação é fundamental para o salto de qualidade educacional no Brasil.

Dentro da programação de hoje será realizado, às 15h30, conferência do professor doutor Wilson Cano, do Instituto de Economia da Universidade de Campinas (Unicamp) sobre Economia, Território e Desenvolvimento Econômico do Nordeste.


Caminhada reúne milhares de pessoas no Cariri.


O evento une reivindicações por melhores condições de trabalho e salariais e manifestações cristãs.

ATÉ SÁBADO: Começa hoje, no Crato, a 69ª Reunião Regional da SBPC.


Crato. Com o tema "Território, Biodiversidade, Cultura, Ciência e Desenvolvimento", começa hoje, pela primeira vez no Cariri, a 69ª edição da reunião regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A abertura acontecerá às 19h, no Centro de Convenções do Cariri, e contará com as presenças do governador Camilo Santana (PT), da presidente da SBPC, Helena Nader; do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda; e do reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Patrício Melo.

Até o sábado (6), serão mais de 150 trabalhos científicos apresentados, 200 palestrantes e um público estimado em quatro mil pessoas. O evento, que reúne pesquisadores, professores e estudantes de todo o País e do exterior, é uma parceria entre SPBC, Urca e Universidade Federal do Cariri (UFCA). O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFCA e integrante da Comissão Executiva Interinstitucional do evento, Juscelino Pereira Silva, destacou que a multipluralidade de assuntos possibilita enriquecimento singular para a região. "O evento agrega diversos pesquisadores brasileiros de renome e destaca a cultura brasileira com eventos culturais e discussões sobre a temática geral da reunião. O Cariri tem muito a ganhar com um evento desse porte e a participação, sobretudo dos estudantes", observou.

Programação

Durante os cinco dias, 17 conferências discutirão, entre outros temas, meio ambiente, políticas científicas, inovação e educação. A programação conta, ainda, com 11 mesas-redondas, dentre as quais se destacam: "A seca e os desafios na gestão de recursos hídricos no Semiárido nordestino", "A importância da Biodiversidade da Floresta Nacional do Araripe (Flona) para pesquisa científica", "Cultura, Memória e Contemporaneidade", "O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores" e "Os impactos da interseção arte e sociedade na formação e transformação de sujeitos-cidadãos-pensantes".

Além disso, 34 minicursos serão ofertados com temáticas variadas. "Geoprocessamento aplicado à gestão pública", "Escrita científica em látex", "Plantas medicinais do Cariri e Centro-Sul do Ceará", "Cachaça: Tradição e inovações", "Reaproveitamento integral de alimentos regionais", "Horta escolar e ecoalfabetização: ajudando a construir uma escola com responsabilidade socioambiental", "Geopark Araripe: conhecendo o único Geoparque-Unesco do Brasil", "Cidadania, direito e acessibilidade" e "Microbiologia aplicada à saúde", são alguns dos minicursos.

Lira Nordestina

A mais antiga gráfica de cordel e xilogravura do Brasil, a Lira Nordestina, antiga Tipografia São Francisco, estará presente na "Expo Lira URCA. A mostra, de acordo com o curador, Jackson Bantim, permite observar a história da gráfica em painéis, fotografias e xilogravuras. "Inclusive haverá uma máquina imprimindo xilos pra distribuir ao público". O material data do início dos anos 1920, quando era a maior produtora de cordel do Brasil, até os dias atuais, no Salão da Terra, no campus Pimenta da Urca (Crato), das 8h às 21h. (A.C.)]

Mais informações:

Abertura: Terça-feira (2) - 19h

Local: Centro de Convenções do Cariri - Av. Padre Cícero, 4400

Bairro Muriti - Crato


Chuvas de abril ficam 37% abaixo da média histórica.


A reserva hídrica atual é semelhante à do ano passado, ficando na dependência das chuvas de 2018.

Mercado da pedra cariri teve queda de cerca de 30% no primeiro trimestre.


A retirada do calcário laminado é a principal atividade econômica do Município ao lado da agricultura.


Publicidade