Carregando...

Publicidade

Em Juazeiro do Norte, 14 animais foram adotados. (Foto: Helio Filho)

Crato e Juazeiro do Norte realizam eventos para adoção de animais.

14/03/2018

Crato/Juazeiro do Norte. No fim de semana, estes dois municípios promoveram ações para adoção de cães e gatos. Na sexta-feira (09), em Juazeiro, aconteceu o seu segundo evento, na Praça dos Ourives, que proporcionou um novo lar para 14 animais. Já no Crato, foi realizado o “Cariri, Adote”, no último sábado (10), na Praça Alexandre Arraes, em parceria com o Projeto Acolhe.

Em Juazeiro do Norte, a evento foi realizado pela Secretaria de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que trouxe animais recuperados após serem capturados doentes ou com suspeita de zoonoses. Na ocasião, foi disponibilizada ainda vacinação antirrábica para cães e gatos, onde 38 doses foram aplicadas.

A cabelereira Flaviana Menezes esteve no evento com a filha e adotou um cachorro. “Eu sou muito apegada a bicho. Já tive uma cachorrinha que faleceu, passei um bom tempo sem criar. Hoje eu estava passando, vi o evento e vim adotar. Acho melhor adotar do que comprar, porque a raça não importa, o que importa é o amor”, afirmou.

Durante toda a manhã os profissionais do CCZ estiveram dando orientações sobre posse responsável e como prevenir e tratar as zoonoses. As principais orientações sobre a adoção responsável são verificar se há espaço adequado para abrigar o animal e se a pessoa vai ter tempo suficiente para realizar os cuidados necessários com o animal, como levar para vacinar e fazer o acompanhamento periódico com o veterinário.


No Crato, 151 animais foram vacinados. (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Enquanto no Crato, o ‘Cariri Adote’, realizado pelas secretarias municipais de Saúde, de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Territorial, disponibilizou diversos serviços. Os animais para adoção já estavam imunizados e a vacina antirrábica também foi aplicada para cães e gatos. Ao todo, 115 cães e 36 gatos foram vacinados.

Durante a feira, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial realizou orientação falando sobre os bons tratos para com os animais e posse responsável, ações estas previstas dentro da rede de defesa, proteção e bem-estar animal.

Como adotar

Para os interessados em adotar um animal de estimação, em Juazeiro do Norte, há cães e gatos recuperados de doenças ou maus-tratos disponíveis para adoção, de segunda à sexta-feira, na sede do CCZ, localizada na Rua Tenente Raimundo Rocha, s/n, bairro Planalto. É preciso ser maior de idade, apresentar um documento de identificação e comprovante de residência. O candidato passará por uma entrevista, e se estiver apto à adoção vai obter orientações sobre posse responsável do animal com o veterinário.



Total de acessos: 235149

Visitantes online: 21