Carregando...

Publicidade

Paracuru apresenta um Cristo revolucionário no espetáculo "Jesus Vive"; já a apresentação de Granja contará com 250 atores. (Foto: Gleicia Alvez / Thiago Rodrigues)

Semana Santa: Paixão de Cristo será encenada em diversas cidades.

No total, 36 entidades receberam apoio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) pelo Edital Ceará da Paixão.

27/03/2018

Atores e atrizes - no Interior do Ceará e na Capital - fazem os últimos ensaios para a apresentação da Paixão de Cristo, na próxima Sexta-Feira Santa. A programação inclui procissão de Fogaréu, malhação de Judas, desfiles de caretas e peças teatrais. Os eventos ocorrem em pelo menos 24 cidades, incluindo Fortaleza.

No total, 36 entidades receberam apoio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) por meio do Edital Ceará da Paixão. Somente de Fortaleza, foram selecionados 19 grupos. Os demais são em Senador Pompeu, Reriutaba, Quixadá, Paraipaba, Cedro, Cascavel, Baturité, Redenção, Pentecoste, Aracati, Icó, Canindé, Meruoca, Barbalha, Pacajus, Independência e Canindé.

Haverá apresentações da Paixão de Cristo sem apoio da Secult por grupos nas cidades de Paracuru, Pacatuba, Iguatu, Granja, Santa Quitéria, Hidrolândia e Sobral. Na Sexta-Feira Santa, no Sábado de Aleluia e no Domingo de Páscoa, os espetáculos vão emocionar o público com a lembrança da morte e ressurreição de Jesus Cristo e com apresentações culturais diversas, como em Barbalha, a VII Procissão do Fogaréu, com participação de grupos de Cedro e Várzea Alegre; e a Peregrinação dos Penitentes Irmãos da Cruz.

Neste ano, a novidade é a seleção de Icó com dois espetáculos: "A Paixão de Cristo - a maior história de amor" e "Caretas - cultura e tradição".

Pacatuba promove, há 44 anos, o espetáculo de arte, fé e emoção, nesta quinta-feira e sexta-feira, a partir das 19h, no anfiteatro da Praça da Matriz. É realizado pelo Instituto Aptus, com direção do artista plástico Antony Fernandes. A apresentação tem o apoio da Secretaria de Cultura do Município e é considerada uma das maiores do Nordeste, com cenários permanentes e participação de 200 atores e figurantes. A expectativa é de um público de 10 mil pessoas.

Em Cedro, jovens da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) da Paróquia São João Batista vivem a expectativa da encenação da Paixão e Morte de Jesus nesta Sexta-Feira Santa, a partir das 17h. Serão 150 atores e figurantes e mais 50 pessoas envolvidas na produção. O espetáculo começa na Igreja Matriz e finaliza no morro da entrada da cidade, com a morte em cruz. Somente no domingo, a partir das 20h, haverá o desfecho do ato, no Marco Zero, com a ressurreição de Cristo.

Em Quixadá, o Grupo Jast encena a Paixão de Cristo nas estações que ficam na subida ao Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão. Haverá encenação, por iniciativa da Secretaria de Cultura do Município, na quinta-feira, na sede do distrito de Juatama; na sexta-feira, na Praça da Cultura, no Centro da cidade; e no sábado, na localidade de Riacho Verde.

Senador Pompeu é destaque mais uma vez, com a "Inigualável Paixão de Jesus Cristo". O espetáculo faz parte do Ciclo da Semana Santa do Estado e chega à 11ª edição. Em única apresentação, a partir das 16h30, narra, em 19 cenas e 13 cenários, o calvário de Cristo, desde sua chegada a Jerusalém até a ressurreição. A encenação é realizada pela Fundação Santa Terezinha e reúne mais de 200 pessoas, entre protagonistas e figurantes. Espera-se um público de mais de três mil pessoas.

Em Baturité o espetáculo da Via Dolorosa será encenado pelo 13º ano, diante do Mosteiro dos Jesuítas, no Monte Cruzeiro, para uma multidão estimada em duas mil pessoas.


Pacatuba promove, há 44 anos, a encenação de fé e emoção. Será na quinta e sexta, a partir das 19h, no anfiteatro da Praça da Matriz. (Foto: Wesley Sabino)

Ópera Sacra

No litoral Oeste, em Paracuru, a Paixão de Cristo será encenada no espetáculo "Jesus Vive", que reúne cerca de 300 artistas de teatro, música, canto, dança e poesia, criando uma inter-relação das artes. A montagem será apresentada na Sexta-Feira Santa, às 20h, ao ar livre, na Praça do Farol. A programação inclui, no Sábado de Aleluia, shows das bandas Som e Louvor e Rosa de Saron, na Praça de Eventos.

Apresentado em formato Ópera Sacra, com inspiração na obra do cineasta italiano Franco Zeffirelli, o espetáculo "Jesus Vive" é uma criação do bailarino e coreógrafo Flávio Sampaio. A montagem conta a trajetória de um Cristo revolucionário, que ousou pregar o amor em tempos de ódio. A cada ano, a encenação propõe uma temática de reflexão e, para esta edição, o tema escolhido foi "corrupção".

Na Zona Norte, haverá apresentações em Granja, Santa Quitéria, Hidrolândia e em Sobral. Em Granja, a encenação ocorre na Casa do Alto, pelo grupo Teatro Resistência e pela Associação Cultural do Município. São 250 atores em sete cenários.

Em sobral, cerca de 32 grupos teatrais, que montam o espetáculo anualmente, realizarão eventos em bairros e distritos. Entre eles está o "Amiguinhos de Nossa Senhora", da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do bairro Dom Expedito.

Promovida há 15 anos pelo Centro Cultural do distrito de Lisieux, em Santa Quitéria, a Paixão de Cristo promete atrair grande público à Praça da Igreja Matriz. Cerca de 100 atores participarão. Na Sexta-Feira Santa, o patamar da Igreja será transformado num grande palco.

O espetáculo "Hidrolândia da Paixão" chega à 6ª edição, na Sexta-Feira Santa, a partir das 20h, na Praça da Matriz.

Saiba mais

Quinta-feira

Quixadá - 17h - distrito de Juatama - Paixão de Cristo por integrantes do grupo da Secretaria de Cultura do Município
Barbalha - 18h - VIII Procissão do Fogaréu - do Sítio Cabaceiras para a Sede e Peregrinação dos Irmãos da Cruz
Pacatuba - 19h - A Paixão de Cristo - Anfiteatro - Praça da Matriz

Sexta-feira

Cedro - 17h - Paixão de Cristo - Pastoral da Juventude do Meio Popular - saída Igreja Matriz e ruas da cidade
Granja - 17h - Paixão de Cristo - Casa do Alto - Grupo Resistência
Santa Quitéria - 17h - Distrito de Lisieux - Paixão de Cristo - Grupo Centro Cultural
Quixadá - 17h - Grupo JAST - Via Crucis - Subida do Santuário Nossa Senhora Rainha do Sertão / 18h - Praça da Cultura - A Paixão de Cristo
Baturité - 17h - Via Dolorosa - Mosteiro dos Jesuítas - Monte Cruzeiro
Paracuru - 18h - Jesus Vive - Praça do Farol
Pacatuba - 19h - Paixão de Cristo - Anfiteatro - Praça da Matriz

Sábado

Meruoca - 16 h - Memória dos Caretas - 20h - Praça da Matriz
Senador Pompeu - 19h - 76ª Festa dos Caretas - do Distrito de Engenheiro José Lopes
Maracanaú - 19h - Queimação do Judas
Milhã - 20h - Malhação dos Judas - Praça da Matriz



Total de acessos: 141833

Visitantes online: 17