Carregando...

Publicidade

Timonha, Granja-CE; Açude Itaúna sangra, para alegria de moradores da região de Granja. (Foto: Nilo Tavares)

Chuvas seguem aumentando o volume de açudes da região Norte.

12/04/2018

Granja. Com as chuvas dos últimos dois dias, o Açude Itaúna (Granja), na Região Norte, recebeu aporte de 7.942.704 m³, o que garantiu sua sangria, com cerca de 90 cm de lâmina de água sobre seu sangradouro. O Araras, também na região Norte, tem mudado em seu volume de água, o que representa alegria para os irrigantes do Complexo de Irrigação Araras Norte, no município de Varjota, onde o açude foi construído.

Aporte

Atualmente, o Araras é o terceiro reservatório em maior volume de aporte apontado pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos Cogerh, com 6.671.020 m³. De acordo com Haroldo Lima, secretário de Recursos Hídricos de Varjota, “isso nos dá a garantia de manutenção do cultivo de frutas plantadas no ano passado, por meio de irrigação. As plantações de banana, manga e mamão, que levam em média dois anos para serem colhidas, terão melhor produção no período de verão, com essa garantia de aporte. Então estamos cheios de esperança, que superemos o ano passado”, disse.


Afluente

Com 90 mm de chuva registrados nessa terça-feira, dia 11, Ipueiras, também na região Norte figura entre os dez municípios com as maiores precipitações do dia. O Rio Jatobá, localizado no município, é um dos principais afluentes do Açude Paulo Sarasate, o Araras; e é desse rio, que correm parte das águas que têm reacendido a esperança dos moradores da região, pois além de servir aos irrigantes, as águas do Araras abastecem cerca de 8 municípios vizinhos.

Açudes

O Ceará se mantém com 104 açudes com volume inferior a 30%, 16 açudes com volume acima de 90%, e apenas 11 açudes sangrando. De acordo com Bartolomeu Almeida, gerente Regional das Bacias do Acaraú e Coreaú (Cogerh), “a região Norte segue com os maiores índices relacionados a aportes, incluindo as bacias do Litoral, onde as precipitações têm sido mais acentuadas”, disse.

O açude São Vicente, localizado no distrito de Baixa-Fria, distante 12 quilômetros da cidade de Santana do Acaraú foi o 11º açude a sangrar no Ceará. A cheia ocorreu às 18h30, dessa terça-feira (10), o reservatório que tem capacidade de 9,84 milhões de metros cúbicos estava, no dia 12 de março, com 92% de seu contingente já preenchido, segundo a Cogerh.


Açude São Francisco, em Santana do Acaraú, é o 11º a sangrar no Ceará. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Chuvas

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as maiores chuvas do dia foram registradas nos municípios de Barroquinha (122 mm); Santa Quitéria (112 mm); Granja (105 mm), à frente do restante dos municípios onde as maiores precipitações se concentraram. Todos estão na região Norte. A Fundação registrou chuvas em 77 municípios cearenses. Os dados foram colhidos às 9 horas, desta quarta-feira (11).


Total de acessos: 145371

Visitantes online: 22