Carregando...

Publicidade

Ex-presidente da República cumpre pena em uma cela especial na sede da Superintendência da Polícia Federal na capital paranaense desde o dia 7. (Foto: Agência Brasil)

Juíza veta visitas de políticos a Lula.

Novo recurso do petista com pedido de soltura deve ser julgado pela Segunda Turma do STF no próximo mês.

24/04/2018

Curitiba. A juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara Federal em Curitiba, negou, ontem, todos os pedidos de visitas a Lula. Entre eles estão o da ex-presidente Dilma Rousseff, o do pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT-CE) e o da senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT. A magistrada determinou ainda que só a família e advogados terão acesso a Lula.

Desde a prisão, no dia 7, a Justiça já recebeu solicitações de visitas de 24 pessoas "sob o argumento de amizade" com Lula - 23 já foram barradas. Responsável pela execução da pena de 12 anos e 1 mês imposta ao petista, Carolina diz que "o alargamento das possibilidades de visitas a um detento poderia prejudicar as medidas necessárias à garantia do direito de visitação dos demais". Ela também indeferiu vistoria da Comissão Externa da Câmara destinada a verificar in loco as condições da cela.

Já o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu enviar para o plenário virtual da Segunda Turma da Corte o julgamento de recurso da defesa do ex-presidente contra decisão do próprio ministro que negou pedido para barrar a prisão do petista.

Dos cinco ministros da Segunda Turma, quatro deles (Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Celso de Mello e Dias Toffoli) já se manifestaram favoráveis ao pedido de defesa de Lula de aguardar em liberdade no caso do tríplex do Guarujá (SP) quando o plenário do Supremo analisou o habeas corpus do petista.

O recurso de Lula deve entrar para julgamento no plenário virtual a partir do dia 4 de maio, informou a assessoria do STF.

Já o diretório nacional do PT decidiu ontem formalizar a candidatura esmo com o petista preso. Em carta à Gleisi, Lula afirmou que ficou feliz com a última pesquisa Datafolha, em que lidera as intenções de voto.



Total de acessos: 175706

Visitantes online: 45