Carregando...

Publicidade

Disponível em, apenas, dois locais ontem, hoje a vacina já foi distribuída para todas as Unidades Básicas de Saúde de Juazeiro do Norte. (Foto: Helio Filho)

Crato e Juazeiro se mobilizam na campanha de vacinação contra gripe.

25/04/2018

Crato/Juazeiro do Norte. Iniciada ontem (23), nestes dois municípios, a Campanha de Nacional de Vacinação contra a Influenza irá até o dia 1º de junho. No Crato, as vacinas já estão sendo aplicadas nas salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Já em Juazeiro, além das UBS, é possível encontrá-las na Policlínica Tasso Ribeiro Jereissati, no Centro de Dermatologia e no Hospital Infantil Maria Amélia.

A campanha é voltada para um grupo prioritário, seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Este grupo é formado por pessoas mais suscetíveis a adquirirem o vírus da gripe e ter complicações mais sérias decorrentes disso, que são pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, profissionais de saúde, professores das redes públicas e privadas, gestantes, mães até 45 dias no pós-parto e portadores de condições especiais.

Outro grupo formado por portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, precisa apresentar prescrição médica para receber a vacina.

Segundo o Secretário de Saúde de Crato, André Barreto, trata-se de uma campanha muito importante, pois, a vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e Influenza B. “Ao longo desses 37 dias iremos trabalhar para que possamos superar a meta de vacinar 32.000 pessoas”, frisou.

Dia "D"

No dia 12 de maio, sábado, será realizado em todo o Brasil o Dia D de vacinação contra a gripe. As Unidades de Saúde estarão abertas pela manhã e à tarde para possibilitar que as pessoas que não conseguem ter acesso aos serviços de saúde durante a semana também possam se vacinar. No Crato, serão mobilizados postos volantes para facilitar a imunização.

Prevenção

A vacina contra a gripe é a forma mais segura de se proteger contra a doença e evitar suas complicações. No entanto, algumas medidas podem ser adotadas para se prevenir, como lavar as mãos com frequência, não compartilhar objetos de uso pessoal, ter boa alimentação e beber muito líquido.



Total de acessos: 239335

Visitantes online: 1