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Escola José da Matta, Sobral-CE; a escola foi premiada este ano pelo Spaece no 2º e 9º Ano. (Foto: Marcelino Júnior)

Sobral: Município com maior número de premiações no Spaece abre vagas para assistente de alfabetização.

22/05/2018

Sobral. A Secretaria da Educação de Sobral lançou novo edital de seleção pública para o cargo de assistente de alfabetização, no âmbito do programa Mais Alfabetização do Governo Federal. As inscrições vão até hoje, 21 de maio, e devem ser realizadas pela internet. Para participar da seleção, é preciso ter licenciatura em Pedagogia e experiência docente comprovada em alfabetização. Professores da rede com disponibilidade de carga horária e estudantes de Pedagogia, a partir do 5º período, também podem se candidatar. No ato da inscrição, o candidato deverá anexar RG, CPF, comprovante de residência, diploma ou comprovante de matrícula e comprovante de experiência docente em alfabetização.

Cadastro

Os candidatos aprovados comporão um cadastro de reserva para Assistente de Alfabetização e serão convocados conforme a ordem de classificação e necessidade do programa para atuarem nas escolas municipais da sede e dos distritos. O Assistente de Alfabetização desenvolverá atividades de apoio ao professor alfabetizador e receberá R$ 150,00 mensais por turma, podendo atuar em até oito turmas. O município, que atua reforçando as bases educacionais, optando pela educação na idade certa também é destaque nacional em educação, por acumular bons resultados nas avaliações estaduais.

Prêmio

Este ano, as escolas municipais conquistaram 38 premiações no Prêmio Escola Nota Dez 2017, do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), realizado nessa última quinta-feira (17), que registrou o maior número de premiações da história do município e do Estado do Ceará. Esta é a primeira vez que Sobral conquista os quatro primeiros lugares concorrendo com todos os municípios cearenses na avaliação da aprendizagem dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. O feito foi alcançado pelas escolas Elpídio Ribeiro (1º lugar); Vicente Antenor (2º), Francisco Aguiar (3º) e Escola Antônio Custódio, com a 4ª colocação. O 9º Ano também aparece nas 2ª (Escola Vicente Antenor) e 3ª (Escola Dinorah Ramos) posições.


Escola Dinorah Ramos, Sobral-CE; premiada, a escola ficou com a 3ª colocação geral no 9º Ano. (Foto: Marcelino Júnior)

Avaliação

Ao todo, Sobral tem 9 escolas premiadas no 2º ano do Ensino Fundamental e 18 premiadas no 5º Ano. Na avaliação da aprendizagem dos alunos do 9º ano, 11 escolas sobralenses foram premiadas este ano, enquanto, na edição anterior, apenas três escolas se destacaram nesta mesma categoria em todo o Ceará. A premiação é concedida com base nos resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), que avaliou a aprendizagem de 6.790 estudantes sobralense do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Em todo o Ceará, 333 escolas foram premiadas e receberão um prêmio em dinheiro equivalente a R$ 2 mil, por cada aluno avaliado. Uma comitiva de mais de 200 educadores de Sobral, formada por diretores, coordenadores pedagógicos, professores e técnicos da Secretaria da Educação, participou celebrou os resultados dos estudantes.

Desempenho

De acordo com dados da Secretaria da Educação do Ceará, o Índice de Desempenho Escolar (IDE – Alfa) dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental de Sobral saltou de 188,2 pontos, em 2007, para 250,4 pontos, em 2017, quando foram avaliados 2.273 estudantes. De acordo com Herbert Lima, secretário de Educação do município, “isso significa que, além de estarem plenamente alfabetizadas, as crianças apresentam habilidades de leitores mais experientes, como localizar informações explícitas em textos mais extensos e fazer inferências que exijam o recurso ao sentido global do texto”, explica o secretário sobre os dados, que também apontam que os estudantes sobralenses do 5º ano apresentaram aprendizagem adequada em Língua Portuguesa, com um índice de proficiência de 289,2 pontos, enquanto a média do Ceará foi de 223,6. Na avaliação de Matemática, esses alunos demonstraram aprendizagem superior à esperada para o período de escolaridade em que se encontravam, com um nível de proficiência de 305,3 pontos, média superior à do Estado do Ceará (229,2).

Estratégias

De acordo com Jailma Ferreira Dias, diretora da Escola Dinorah Ramos, que ficou com a 3ª colocação geral no 9º Ano, o feito deve ser comemorado por professores, estudantes e pais de alunos da instituição que também se destacou no Spaece de 2015. A escola, inserida no Bairro Tamarindo, um dos mais populosos e marcados pela vulnerabilidade social, atende 412 alunos. E é justamente na base, onde as estratégias educacionais são inseridas no cotidiano das salas de aula. “Trabalhamos habitualmente sobre as avaliações diagnósticas, logo no início do ano, para saber como está a aprendizagem de cada um. Com base nessa resposta, para traçar estratégias de adequação de nível a cada turma. Utilizamos muito o contraturno, nesse ciclo de busca por melhoria de desempenho. O maior ganho é o aprendizado desses meninos, principalmente numa comunidade tão marcada pela insegurança. Hoje, os pais também são parceiros, assim como o corpo escolar”, ensina.


(Foto: Spaece)

Recursos

De acordo com Herbert Lima, secretário de Educação de Sobral, o investimento em educação no município tem ido além do que é determinado pelo Tesouro Municipal (5%), chegando, muitas vezes, a patamares de 29%. “Mas, além disso, o importante é como se utiliza esses recursos. Nosso parque escolar possui um número bastante significativo de Centros de Educação Infantil; temos quatro escolas de tempo integral, com a possibilidade de expansão para dez; além da utilização de outra parte dos recursos (Fundeb), que são encaminhados às escolas, onde o gestor pode investir mais e arcar com as contas públicas; enfim, acredito que o grande diferencial, apesar das limitações, é a capacidade de execução, otimização e eficiência desse repasse que, bem investido, pode gerar excelentes resultados”, afirma o secretário, assim como Mílvia Siqueira, diretora da Escola José da Matta, que aparece duas vezes na lista de premiação do Spaece, este ano (2º e 9º Ano). “Com essa autonomia, as escolas criam seus projetos pedagógicos, de incentivos, visando qualificar a aprendizagem de seu aluno com foco na alfabetização”, finaliza.

Fortalecimento

O Programa Mais Alfabetização tem o objetivo de fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização, para fins de leitura, escrita e matemática, dos estudantes nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. O resultado preliminar da seleção será divulgado 23 de maio e o resultado final no dia 25 do mesmo mês, no Diário Oficial do Município e no site http://educacao.sobral.ce.gov.br.

Saiba mais: (88) 3677-1197

Inscrição: http://selecao.sobral.ce.gov.br/inscricao/inicio/selecao:235

Edital: https://bit.ly/2wThHv1


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