Carregando...

Publicidade

Juazeiro terá o equipamento com maior número de vagas do interior: 1750. (Foto: Antonio Rodrigues)

Inagurado CCI em Juazeiro do Norte, o primeiro do Cariri

22/05/2018

Juazeiro do Norte. Ao lado do prefeito Arnon Bezerra e de centenas de estudantes, professores e autoridades, o governador Camilo Santana inaugurou, na tarde desta segunda-feira (21), o Centro Cearense de Idiomas (CCI) deste Município – o quinto do Estado. O equipamento foi instalado, onde funcionava o Ginásio Municipal Antônio Xavier de Oliveira, no bairro São Miguel. No prédio, doado pela Prefeitura, cerca de 1.750 alunos terão aulas de línguas inglesa ou espanhola, divididas em 7o turmas pela manhã, tarde e noite.

O CCI é destinado aos estudantes da rede pública estadual de Juazeiro Norte e seu objetivo é possibilitar aprendizagem de novos idiomas, além de preparar para o mundo acadêmico e do trabalho. Além da terra do Padre Cícero, outros 11 equipamentos já estão funcionando nos municípios de Itapipoca, Crateús, Caucaia, Iguatu e Fortaleza. Todos os professores dos CCIs fazem parte do quadro de docentes da rede pública de ensino.

Os cursos são organizados em módulos de estudo, podendo ser certificada a conclusão de cada módulo ou de seu conjunto. Ao todo, são três anos, distribuídos em seis semestres de aulas. “Foi feito com muito critério a escolha dos professores, que mostram mais fluência na língua. Isso vai ajudar no desenvolvimento econômico e cultural de Juazeiro do Norte. Isto também vai estar associado ao aumento de patamar salarial deles”, destacou o secretário da Educação, Rogers Mendes.

O governador Camilo Santana aproveitou a ocasião para participar da aula inaugural, garantindo que o curso “não deixa a desejar a qualquer cursinho particular”, disse. Além disso, destacou a língua inglesa como uma conexão para o mundo inteiro e o espanhol pela uso comum nos países da América Latina. “Estamos conectados com o mundo inteiro e precisamos nos comunicar além das fronteiras”, completou.

O chefe do executivo cearense destacou que estão sendo investidos cerca de R$ 5 milhões para a implantação de mais 11 equipamentos no Ceará. “Os melhores alunos do CCI de cada região vai ter como premiação um intercâmbios para outros países nas quais utilizam a língua que estão estudando”, antecipou Camilo Santana.

Já o prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, comemorou a chegada do CCI, destacando reaproveitamento do prédio do antigo Ginásio Municipal. Todas as salas receberam novas cadeiras e estão climatizadas. “Estamos gerando perspectiva para os estudantes, criando possibilidades, dando força. A próxima etapa é fazer deste prédio um centro de treinamento para todas as áreas, um centro de estudo”, finalizou.



Total de acessos: 178956

Visitantes online: 92