Carregando...

Publicidade

Novo curso vai habilitar estudantes para instrumentos como violão e trompete. (Foto: Reprodução/Diário do Nordeste)

Técnico: IFCE oferece curso em Instrumento Musical.

29/05/2018

Tabuleiro do Norte. O Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) autorizou, nesta segunda-feira (28), a criação do curso técnico subsequente em Instrumento Musical, que será ofertado pelo campus deste Município do Vale do Jaguaribe.

Com a previsão de abertura de 30 vagas anuais, a nova formação é pioneira na região, sendo o primeiro curso no eixo de Produção Cultural e Design do campus Tabuleiro do Norte.

A abertura do curso técnico só foi possível graças à demanda da comunidade, que se articulou, por meio de coletivos que já atuavam na área artística, reivindicando uma formação que permitisse a profissionalização. Conforme o músico e maestro tabuleirense Tiago Maia, que participou das audiências públicas realizadas no campus, o Vale do Jaguaribe apresenta uma deficiência de formação na área, sendo a cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, o local mais próximo a ofertar cursos nessa área específica.

Profissionalização

"Será um marco muito importante, pois vai qualificar os músicos existentes. A maioria deles tem um conhecimento informal. Tendo a formação técnica, abre as portas do mercado de trabalho", afirma Tiago Maia.

Para permitir a abertura do novo curso, o campus Tabuleiro do Norte do IFCE realizou a contratação de professores por meio de concurso público, assim como empregou recursos na aquisição dos instrumentos musicais. A unidade também elaborou o projeto da Escola de Música do Vale do Jaguaribe, estrutura que irá abrigar o novo curso técnico.

Segundo Adriano Lima, diretor-geral em exercício, a expectativa é que o primeiro processo seletivo para o curso seja realizado nos próximos dias. "Nós estamos bastante otimistas com a abertura desse curso. Esperamos, no dia 1º de agosto, quando serão retomadas as aulas do semestre 2018.2, que possamos fazer a aula inaugural da primeira turma do curso de Instrumento Musical", informa.

Atuação

A formação em técnico em Instrumento Musical vai possibilitar aos egressos a atuação em diversas áreas, como bandas, orquestras, conjuntos e grupos musicais, além de estúdios de gravação, rádio, televisão e espaços culturais.

O processo seletivo vai exigir teste de aptidão musical em teclado, violão ou trompete. O curso terá duração mínima de três semestres e todas as aulas serão realizadas no período noturno.



Total de acessos: 176347

Visitantes online: 77