Carregando...

Publicidade

Os promotores do evento, que tem crescido ano a ano, mostram que os gestores necessitam de capacitação e de definir de forma eficiente a aplicação dos recursos, que têm sido cada vez mais escassos. (Foto: José Leomar)

Prefeitos Ceará 2018: Governança e Transparência serão os temas do Seminário.

O evento, voltado aos gestores municipais do Ceará, inclui palestras, painéis, debates e estandes.

29/05/2018

Iguatu. Gestores (prefeitos, secretários, assessores) dos 184 municípios cearenses confirmaram presença no Seminário Prefeitos Ceará 2018, que será realizado nos dias 4 e 5 de junho próximos, em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará, no Pavilhão Leste. Neste ano, o evento tem como tema central "Governança e Transparência". Palestras, exposição de estandes, painéis e debates integram a programação do evento.

"A expectativa para realização e participação dos gestores é grande", pontuou o presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e prefeito de São Benedito, Gadyel Gonçalves, que destacou a importância do Seminário. "Uma boa gestão deve ter planejamento e, com certeza, o evento vai permitir aprofundar as temáticas e a troca de ideias, de informações entre técnicos e gestores".

São esperados cerca de 500 gestores, já que o Estado é o 12º maior do País em número de cidades e o sexto do Nordeste, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a organização do evento, trata-se do maior encontro de autoridades locais do Estado.

Abordagens

Os promotores do evento mostram que os gestores necessitam de capacitação e de definir de forma eficiente a aplicação dos recursos, que têm sido cada vez mais escassos. Neste ano, a programação está mais ampla, em comparação com a edição anterior. Os principais assuntos que norteiam o cotidiano dos municípios cearenses serão abordados.

"A programação está rica, com temas relacionados com os interesses dos municípios", pontuou o prefeito de Cedro e vice-presidente da Aprece, Nilson Diniz. "Acredito que será um bom momento de discussão sobre os desafios que as cidades enfrentam", completou.

O Seminário Prefeitos Ceará é uma promoção da Prática Eventos e do jornal Diário do Nordeste, em parceria com a Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino (Funcepe) e realização do Instituto Future, Aprece e do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE). O patrocínio é do Banco do Nordeste (BNB), Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE), Indaiá e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE), com apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Esplam e Prefeitura de Fortaleza.

Destaques

No dia 4, o evento será aberto às 9 horas, com palestra magna do governador Camilo Santana. Em seguida, o presidente do TCE, Edilberto Pontes, abordará o tema "Controle e Governança Pública na Era da Transparência". Depois, haverá a entrega da Medalha Américo Barreira, por meio da Aprece.

Dois painéis estão programados para o primeiro dia, no período da tarde: "Governança Pública Municipal" e "Transparência Pública", com demonstração de casos concretos. Na ocasião, o presidente da Aprece, Gadyel Gonçalves, aborda as perspectivas futuras nos municípios acerca das duas temáticas.

Os casos concretos referem-se ao desempenho da Escola de Ensino Fundamental Emílio Sedim, em Sobral, por apresentar o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil, com palestra do secretário de Educação do Município, Herbert Vasconcelos; e de uma unidade de educação de Frecheirinha, abordado pelo prefeito, Carleone Júnior de Araújo. O tema Transparência Municipal será abordado por Priscila Lima de Castro, do TCE.

Jornal na Sala de Aula

No dia 5, pela manhã, será apresentado o projeto Jornal na Sala de Aula, uma iniciativa do Diário do Nordeste, pelo coordenador, Cleyton Queiroz. Em seguida, haverá palestra sobre a temática "Descomplicando a Captação de Recursos e a Gestão de Projetos", por Karlo Medeiros. Depois segue um debate sobre o tema "Impactos do Planejamento Estratégico para os Municípios".

"Planejamento Estratégico Participativo na Melhoria da Governança e Promoção do Desenvolvimento Municipal" é a temática da palestra que será proferida por Lauro Chaves Neto, presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon). "Planejamento de Médio e Longo Prazos" será a temática abordada pelo técnico do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), José de Paula Barros Neto.

A programação matutina se estende com painéis sobre "Gestão Inteligente de Cidades e Desenvolvimento Sustentável" que terá como palestrante, Hermano de Carvalho, professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece); e "Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS)", por Eliene Brasileiro, assessora da Aprece. Encerrando as atividades da manhã, será tratado o tema "Energia Renovável, Solar, Aplicada à Gestão Pública", por Pedro Alves.

A programação vespertina será aberta com a palestra sobre "O Novo Fundeb", por Mariza Abreu, consultora da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Em seguida, haverá um painel acerca da "Ouvidoria no Setor Público", que contempla três palestras: "O papel e o Avanço das Ouvidorias no Estado do Ceará", por Flávio Jucá, secretário de Estado e chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará; "Controle Social e Participação Cidadã", por Roberto Vieira Medeiros, superintendente da Controladoria Regional da União no Ceará; e "Ouvidoria do TCE: Aspectos de Fiscalização e Orientação", por Davi Barreto, ouvidor do TCE.

O evento será encerrado com a palestra "O impacto da Lei Eleitoral na Gestão dos Municípios", do advogado André Costa.


(Foto: Reprodução/Diário do Nordeste)


Total de acessos: 214377

Visitantes online: 7