Carregando...

Publicidade

São 20 vagas oferecidas para participar de diversas ações. (Foto: Hannah Monteiro)

Idosos do Crato podem se inscrever para atividades gratuitas do Sesc.

20/07/2018

Crato. O Sesc neste Município receberá inscrições gratuitas de novos integrantes do Trabalho Social com Idosos (TSI), na próxima segunda-feira (23). Pela iniciativa do Programa de Comprometimento e Gratuidade, homens e mulheres acima de 50 anos podem participar de bailes temáticos, dinâmicas, oficina de informática, de trabalhos manuais, palestras, seminários, grupo de estudos sobre o Estatuto do Idoso, entre outras ações.

Para participar, basta apresentar a documentação na Unidade e ter renda familiar de até três salários mínimo. Ao todo, 20 vagas são oferecidas. Em cinco cidades cearenses, o Sistema Fecomércio promove assistência social para a população idosa, com intuito de estimular socialização, autoestima, envelhecimento ativo e fortalecimento de vínculos familiares.

Há 19 anos o Sesc atua no Crato com ações voltadas para a cidadania e qualidade de vida da população com mais de 60 anos, que, no município, passa de 13 mil pessoas, de acordo com o censo do IBGE de 2010. Semanalmente, o grupo de idosos tem atividades educativas e terapêuticas no Centro Pastoral Coração de Jesus, no Bairro Seminário, momentos em que são fortalecidos os vínculos de amizade, a saúde física e emocional dos participantes.

“Certamente poderia resumir o TSI em uma única palavra: renascimento. Ao longo desses 19 anos de trabalho no município do Crato, temos transformado a vida de inúmeros idosos. Nosso objetivo principal é valorizar o idoso, estimulando-o a participar de atividades diversas, respeitando suas particularidades e destacando suas potencialidades”, explica Heliane Aragão, analista assistencial do Sesc no Crato.

Renascer na velhice

Aos 74 anos, Sônia Gomes subiu ao palco para interpretar a palhaça Carinhosa e não nega o orgulho que sentiu de si mesma “me achei o máximo”, lembra ela. A idosa faz parte do grupo de Teatro Raio de Sol, umas das várias atividades do Trabalho Social com Idosos (TSI) que o Sesc realiza no Crato. Foi lá que se tornou contadora de histórias, praticou atividades físicas e viajou pelo Brasil com seus amigos e amigas dos grupos de idosos.

“Me abri e comecei a ter coragem lá, renasci e aprendi muito. Quando fui para o Sesc, tive coragem de ter essas novas experiências. No Sesc, o sangue correu de novo nas minhas veias, é bela a velhice, apesar das limitações”, diz Sônia.

Os 13 anos de participação no TSI transformaram uma senhora tímida em uma artista que não tem medo de novas experiências. Sônia percebe que o relacionamento com amigos e familiares também melhorou, principalmente por receber deles liberdade e confiança. “Digo aos meus filhos: não me proíbam, enquanto eu puder me deixem andar, me deixem ir”. Aos futuros amigos que chegarão em breve no grupo do Sesc, ela promete: “recebo com muito carinho e mostro o quanto me fez e faz bem”.

Serviço

Inscrições gratuitas para Trabalho Social com Idosos – Crato

Data: a partir de 23/7, até o preenchimento das 20 vagas

Horário: 8h às 18h Local: Unidade Sesc do Crato (Rua André Cartaxo, 443)

Documentação: Identidade, CPF e comprovante de residência

Perfil: Programa Comprometimento de Gratuidade (PCG) – homens e mulheres acima de 50 anos com renda familiar de até três salários mínimos



Total de acessos: 239484

Visitantes online: 1