Carregando...

Publicidade

Largo artificial será construído na primeira etapa. (Foto: Reprodução)

Prefeito anuncia projeto para construção de Orla em Barbalha.

26/07/2018

Barbalha. Em transmissão ao vivo pelo Facebook, nesta quarta-feira (25), o prefeito Argemiro Sampaio anunciou um projeto de requalificação da entrada da sede do Município, através da construção de uma orla. O novo equipamento terá um calçadão que abrange toda a frente da cidade. Lá, contará com espaço de lazer, área esportiva, lago artificial, pista de corrida e ciclismo, recuperação de área verde e conexão com Centro Histórico. Serão investidos R$ 5,5 milhões nesta primeira etapa.

Os recursos são oriundos do Ministério das Cidades, através do “Avançar Cidades”, projeto de mobilidade urbana do Governo Federal, que concede empréstimo para os municípios com melhores propostas. De acordo com Argemiro, o projeto da Orla de Barbalha foi o primeiro aprovado no estado do Ceará e explica que ele é autossustentável, já que contará com restaurantes, bares, quiosques e pedalinhos, que pagarão o financiamento.

A expectativa é que em um ano e meio a primeira etapa do projeto esteja concluída e entregue para uso da população e visitantes, além de gerar até 100 empregos diretos. A intenção é fomentar o desenvolvimento econômico com comércio e exposições de artesanatos; saúde, através da prática de esportes, exercícios e atendimentos; lazer, qualidade de vida e fortalecimento da convivência familiar, além da despoluição dos rios do entorno e construção de um lago artificial.

Aprovação na Câmara

Para continuidade do projeto, a Câmara de Vereadores tem que autorizar o Município a contrair empréstimo junto à Caixa, com juros baixos e parcelas que podem ser pagas com os próprios resultados financeiros do investimento. O prefeito Argemiro pediu sensibilidade dos parlamentares para a autorização, já que ele acredita que o projeto pode ser pago com a arrecadação de, aproximadamente, R$ 30 mil por mês, oriundos de aluguéis, além dos impostos gerados pela comercialização no local.


Orla ficará na entrada da cidade com conexão ao centro histórico. (Foto: Reprodução)

Representantes de órgãos ambientais já realizaram visitas técnicas na área e se mostraram satisfeitos com o projeto a ser implementado na Orla. Para a segunda etapa, ele deve contar com piscina olímpica, quadra de futsal, quadra de vôlei, bosque com ampla área verde.



Total de acessos: 239364

Visitantes online: 1