Carregando...

Publicidade

Desembargado Nailde Pinheiro fala no seminário promovido pela Acert, realizado ontem, em Fortaleza, para discutir a legislação eleitoral. (Foto: José Leomar)

Registro de Candidatura: TRE estima receber cerca de mil pedidos no Ceará.

Desembargadora Nailde Pinheiro, presidente da Corte Eleitoral, participou, na sexta, de seminário na AL.

11/08/2018

Termina na próxima quarta-feira (15), às 19h, o prazo para os partidos e as coligações solicitarem aos tribunais eleitorais o registro dos candidatos que deverão concorrer às eleições neste ano. No Ceará, segundo a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Nailde Pinheiro, a expectativa é de que a Corte receba cerca de mil pedidos de registro de candidatura para os cargos de governador e vice, senador, deputado federal e deputado estadual.

As declarações da presidente do TRE foram dadas, ontem, na Assembleia Legislativa, onde participou da abertura do III Seminário Eleitoral 2018, realizado pela Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert). Nailde Pinheiro avaliou que a Corte Eleitoral está em "pleno exercício daquilo que foi planejado". Passado o período de convenções partidárias, encerrado no último domingo (5), o TRE se prepara, agora, para apreciar os pedidos de registro das candidaturas.

"Como estamos falando de eleições gerais, nós temos um quantitativo bem expressivo, em torno de mil pedidos de registro de candidatura, e teremos até o dia 17 de setembro para apreciarmos todos esses pedidos. Nós tivemos um aumento de assessores, porque é um trabalho que vai exigir muita eficiência e o tempo é pouco, mas, mesmo assim, de acordo com a nossa equipe, acredito que daremos esse resultado antes do dia 17 de setembro, que é o último dia".

Só depois de examinar se os candidatos atendem aos critérios de elegibilidade é que a Justiça Eleitoral defere ou indefere os pedidos. O postulante pode ter o registro indeferido e ser considerado inelegível em casos enquadrados na Lei da Ficha Limpa ou quando teve contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas enquanto gestor público, entre outras situações. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) entregou, na última quarta-feira, a lista dos gestores que tiveram contas desaprovadas nos últimos oito anos ao TRE. Segundo a desembargadora, o material já foi distribuído aos relatores que julgarão os pedidos de registro.

Em discurso na abertura do Seminário Eleitoral, Nailde Pinheiro ressaltou o papel que a imprensa exerce, principalmente hoje, em um momento em que "as pessoas estão descrentes". A desembargadora defendeu a participação da população no pleito e ressaltou a importância do eleitor fazer uma avaliação "criteriosa" dos candidatos.

Critério

"Assistimos a muitos desmandos, muitas ilicitudes, mas também acompanhamos muitas informações preciosas de como mudarmos esse cenário. Um candidato que, quando da sua eleição, entregou a sua proposta e, realmente, você faz a conferência e observa que ele cumpriu grande parte das suas promessas, você tem que fazer uma avaliação criteriosa do currículo, da vida pregressa", aconselhou.

Outro desafio apontado pela presidente do TRE em 2018 será a propagação das notícias falsas, conhecidas como "fake news", embora ela tenha ponderado que "a velha mentira sempre existiu". "Temos que primar por uma campanha limpa, transparente, ordeira. Então, que o bem vença o mal, que as pessoas estejam sempre imbuídas dos bons propósitos", declarou.



Total de acessos: 217817

Visitantes online: 4