Carregando...

Publicidade

Na mais recente inauguração de comitê, na quarta-feira (22), Camilo Santana destacou que o espaço receberá debates com diversos segmentos. (Foto: JL Rosa)

Postulantes ao Governo: Comitês promovem poucas atividades no início da disputa.

Até o momento, os espaços têm servido, majoritariamente, para reuniões internas e distribuição de material.

24/08/2018

Pouco mais de uma semana após o início oficial da campanha deste ano, em 16 de agosto, os comitês da maioria dos seis candidatos ao Governo do Estado já foram inaugurados e estão em funcionamento, mas as principais atividades realizadas nos espaços ainda se resumem, segundo coordenadores dos comitês, a reuniões internas e distribuição de material de propaganda. Algumas candidaturas, contudo, já promovem atividades com apoiadores nos locais e programam debates e palestras a serem realizados durante a disputa nos respectivos espaços.

O último comitê a ser inaugurado foi o do governador Camilo Santana (PT), candidato à reeleição, na noite da última quarta-feira (22). Coordenador da campanha do chefe do Executivo, o secretário da Casa Civil, Nelson Martins, informa que há pessoas trabalhando no local desde o último dia 16. Segundo ele, o espaço tem sido utilizado, até o momento, para reuniões da equipe de campanha e a distribuição de material de propaganda.

Nelson Martins explica que, no comitê, instalado no Cocó, encontros com "setores organizados da sociedade" serão promovidos para que o plano de governo de Camilo seja "construído ouvindo a sociedade de forma democrática e participativa". Ainda não há, porém, data para o primeiro encontro.

O comitê do candidato do PSDB, General Theophilo, por sua vez, tem servido como ponto de concentração para "atividades de mobilização de rua", como blitze, "adesivaços" e abordagens em escolas e universidades. Quem informa é a tesoureira do partido, Kamyla Castro, membro da coordenação política da campanha. Segundo ela, no espaço localizado na Aldeota, inaugurado na última segunda-feira (20), também devem ocorrer encontros de mulheres tucanas. De acordo com Castro, o comitê funciona todos os dias, "das 8h até a hora em que tiver gente procurando", para a distribuição de material de campanha.

Já o comitê de Ailton Lopes, candidato do PSOL, foi instalado na sede do partido, no Centro. Segundo Marcel Cabral, membro da equipe de coordenação do comitê, as agendas de todas as candidaturas, majoritárias e proporcionais, têm sido "pensadas coletivamente" em reuniões que acontecem às segundas-feiras no local, às 14h. Já à noite, há encontros com apoiadores, não necessariamente filiados ao PSOL, que tenham interesse em participar das campanhas. "A gente faz isso com a intenção de deixar o mais coletivo possível", explica. A utilização da sede como comitê é entendida "como forma de fortalecer a sede do partido".

Palestra

O PSTU também instalou o comitê de Francisco Gonzaga, candidato do partido, na sede da legenda, no Benfica. De acordo com Deyvis Barros, coordenador do comitê, o local tem sido utilizado para reuniões da coordenação de campanha e também com apoiadores, além da distribuição de material de propaganda. O PSTU também fará palestras no comitê. A primeira está marcada para 5 de setembro, quando Francisco Gonzaga e o candidato da legenda ao Senado, Geraldo Magela, falarão sobre geração de emprego.

Alexandre Barroso, oficializado como candidato ao Senado pelo PCO, diz que a instalação do comitê de campanha de Mikaelton Carantino, lançado como postulante a governador, será discutida em reunião amanhã (24). Segundo ele, o partido pretende alugar um imóvel no Benfica para instalar o comitê e, também, levar "comitês de apoio" a "bairros populosos" da Capital. Estes, diz, seriam montados em casas de militantes ou espaços cedidos por comunidades.

O candidato do PSL, Hélio Góis, por sua vez, inaugurou comitê na última sexta-feira (17). A assessoria do postulante, porém, não localizou o coordenador do espaço até o fechamento desta matéria.



Total de acessos: 217829

Visitantes online: 16