Carregando...

Publicidade

A reunião de planejamento contou com representantes da FLONA, SAAEC e Secretaria Municipal de Segurança Pública. (Foto: Divulgação)

Formação de brigadistas visa combate a incêndios florestais em Crato

05/09/2018

Crato. A Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC) se reuniu, nesta segunda-feira (03), com a diretoria da Floresta Nacional do Araripe (FLONA) e a Secretaria Municipal de Segurança Pública para planejar o curso de formação de brigadistas que acontecerá nos próximos dias 10 e 11 de setembro na sede da FLONA. Ao todo, serão treinados 26 voluntários, sendo 10 colaboradores da empresa e 16 guardas civis.

O objetivo da capacitação é trabalhar na prevenção e combate a incêndios. A atividade é uma ação conjunta entre SAAEC e Secretaria de Segurança Pública do Crato no sentido de minimizar ao máximo a possibilidade de queimadas na chapada.

Os incêndios florestais são mais suscetíveis a acontecer durante o segundo semestre do ano devido as elevadas temperaturas e a imprudência e negligência de moradores da região que realizam queima de lixo e renovação de pastagens, segundo dados levantados pelo ICMBio. Portanto, além da formação de brigadistas é necessário que proprietários rurais se comprometam com a defesa de suas propriedades para inibir qualquer foco que possa se alastrar.

Os danos causados pelas queimadas são imensos, o solo fica desprotegido dificultando a absorção da água das chuvas desencadeando desmoronamentos. Outro fator preocupante é o impacto sobre a fauna, principalmente o Soldadinho do Araripe, ave endêmica ameaçada de extinção que se encontra em fase de reprodução nesse período mais crítico do ano com relação aos incêndios.



Total de acessos: 217969

Visitantes online: 6