Carregando...

Publicidade

Mais de 30 mil motociclistas deverão participar no próximo domingo (16) da 32ª Moto Romaria Fortaleza – Canindé. (Foto: Reprodução/Diário do Nordeste)

Mais de 30 mil participarão de moto-romaria de Fortaleza a Canindé no próximo domingo.

11/09/2018

A maior moto-romaria realizada no Ceará, com a participação de mais de 30 mil motociclistas, será realizada no próximo domingo (16). Pelo 32º ano consecutivo os devotos de São Francisco das Chagas partirão de Fortaleza a Canindé, pela BR-020, marcando mais um grande ato de devoção nordestina. A divulgação foi feita pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Município, Socorro Bastos. Os moto-romeiros se concentrarão na Avenida Mister Hull, onde iniciam às 8h o percurso de 100Km.

Como tem ocorrido nos últimos anos, quando chegarem em Canindé após aproximadamente duas horas de percurso, os motociclistas e acompanhantes serão recebidos na Praça dos Romeiros pela prefeita da cidade, Rozário Ximenes e pelo pároco reitor do santuário franciscano, frei Marconi Lins, de quem receberão a bênção, também suas motocicletas e capacetes. Em seguida vistam a Basílica e a Casa dos Milagres, marcando a pré-abertura dos festejos de São Francisco, com início programado para o dia 24.

Ainda conforme Socorro Bastos, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) começou a preparar o plano de de controle do trajeto, da capital cearense a Canindé. Quando o deslocamento se iniciar a BR-020 terá sentido único no trecho entre as duas cidades. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros estão de prontidão. As prefeituras de Caucaia, Maranguape, Caridade e de Canindé irão disponibilizar ambulâncias nos principais pontos do cortejo. Reboques estarão à disposição para atender eventuais necessidades, como panes mecânicas.

Origem

O idealizador da moto-romaria de Fortaleza a Canindé foi engenheiro mecânico Edson Maia. Em 1984 ele sofreu um acidente de trânsito. Durante a recuperação, fez promessa a São Francisco, de realizar anualmente o percurso, de motocicleta, para agradecer pela cura. Iniciada de maneira tímida, a romaria hoje atrai dezenas de milhares de motociclistas de várias cidades. Assim como Maia, a maioria dos romeiros comparece ao evento para pagar promessa pela recuperação de acidentes de trânsito.

32ª Moto Romaria Fortaleza – Canindé
Saída dia 16 – 8 horas
Av. Mister Hull – Colégio da Polícia Militar



Total de acessos: 193900

Visitantes online: 8