Carregando...

Publicidade

Aplicativo foi apresentado para professores e coordenadores de escolas municipais. (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Aplicativo contribuirá para o ensino da Matemática em Juazeiro do Norte.

28/09/2018

Juazeiro do Norte. A Secretaria de Educação apresentou aos coordenadores pedagógicos e professores de Matemática das 64 escolas de ensino fundamental I e II da rede municipal de ensino, o aplicativo Matematicando. Desenvolvido pela empresa Inteceleri, o dispositivo já foi implantado em diversas escolas, atingindo o quantitativo de mais 102 mil alunos e 9 mil professores em todo o Brasil.

Em Juazeiro do Norte, o Matematicando será inserido no ensino de matemática para alunos do 4º e 8º ano já a partir desse mês de outubro, logo após a primeira formação sobre a utilização do programa, destinada aos professores de Matemática. Sua proposta é apresentar uma nova forma para o professor ensinar e o aluno aprender as quatro operações básicas da matemática, com o uso da cromopedagogia – o uso das cores como gatilhos de memória.

Através do aplicativo, os alunos realizarão atividades neurolinguísticas e processos de memorização, em conjunto com o ambiente de jogos que permite que os alunos aprendam brincando.

De acordo com o desenvolvedor do programa, Walter dos Santos Oliveira Ju?nior, o aplicativo foi criado a partir de uma metodologia que prende a atenção do aluno pelas operações básicas, onde eles desenvolvem um raciocínio lógico e fazem um cálculo mental, utilizando principalmente as cores.

“Nós pegamos tudo isso e convertemos para um ambiente de ‘gameficação’. Assim como vários “games”, o aluno precisa superar diversas fases, o que se torna um estímulo para que ele possa prender”, comenta o professor.

Conforme os alunos vão avançando para fases mais difíceis, o Matematicando vai retirando as cores dos processos, o que força o aluno a demonstrar que realmente aprendeu as operações fundamentais da matemática (soma, subtração, multiplicação e divisão).

O aplicativo também oferece um ambiente de competição saudável, onde os alunos vão pontuando e disputando entre si as melhores colocações. Segundo o desenvolvedor, isso funciona como uma ferramenta metodológica e motivacional.

Além do aprendizado dos alunos, o programa também tem como objetivo a implantação da ferramenta Google for Education (Google para Educação). “Juazeiro do Norte está agora utilizando uma ferramenta tecnológica e educacional que é utilizada pelas maiores instituições do mundo, como as universidades Harvard e Cambridge. Com certeza, isso trará importantes ganhos de comunicação entre a Seduc e os professores, e, por sua vez, entre esses e os alunos, chegando até os pais ou responsáveis”, destaca o professor.



Total de acessos: 239409

Visitantes online: 1