Carregando...

Publicidade

O Ministério da Educação abriu inscrições para o exame na última segunda-feira (8). (Foto: Agência Diário)

Seduc espera inscrever 148,4 mil alunos no Enem.

10/05/2017

No Ceará, a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece dentro e fora da sala de aula. Enquanto os estudantes revisam os conteúdos e aprimoram as habilidades, núcleo gestor e professores das 645 escolas estaduais seguem unidos para que a inscrição dos alunos seja garantida. Até o dia 19 de maio, a Secretaria da Educação (Seduc) espera confirmar a inscrição dos 148.436 alunos matriculados no 3º ano e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Ministério da Educação (MEC) abriu o processo de inscrições para o exame na última segunda-feira (8), e desde então, toda a comunidade escolar está envolvida. Além do incentivo dado pelos educadores, ocasião em que eles destacam a importância da prova, os alunos são levados até o Laboratório Educativo de Informática, munidos de RG e CPF, documentos exigidos.

Este esforço conjunto fez com que, já no primeiro dia, a Escola de Educação Profissional Francisca Neylita Carneiro Albuquerque, em Massapê, confirmasse a inscrição dos 180 alunos matriculados no Ensino Médio. Até às 16 horas dessa terça-feira (9), o Sistema Integrado de Gestão Escolar (Singe), contabilizou a inscrição de 29.003 alunos.

Acompanhamento

De acordo com titular da Seduc, Idilvan Alencar, o monitoramento referente à quantidade de estudantes com inscrição garantida no Enem, é feito também pelo Singe. Quando uma escola tem baixo número de inscritos, a Pasta entra em contato com o diretor da instituição para avaliar as motivações. Toda essa mobilização é para superar a marca do ano passado, quando o Estado assegurou a participação de 98% dos estudantes.

"Nossa missão como gestores e educadores é garantir o sucesso de todos os nossos alunos. Não basta concluir o Ensino Médio, eles têm que ir além. Para isso, é importante que todos eles façam a prova", reforça o secretário, apontando ainda os resultados obtidos por meio do exame nos últimos dois anos. Entre os anos de 2015 e 2016, o Ceará conseguiu aprovar 23.551 alunos em instituições públicas e particulares através do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

Para este ano, o Enem passou por mudanças após realização de consulta pública. Diferente das edições anteriores, a prova será realizada em dois domingos. Em 5 de novembro, com questões de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, dispondo de cinco horas e meia para resolução. Já no dia 12, domingo posterior, os candidatos terão tempo de quatro horas e meia para as questões de Matemática e Ciências Humanas.

Pelo cronograma da Secretaria da Educação, serão realizadas até novembro, eventos de motivação e orientação vocacional e ações pedagógicas. No dia do exame, os estudantes devem receber auxílio no transporte, além de contar com os pontos de apoio para retirada de dúvidas. (Colaborou Felipe Mesquita)



Total de acessos: 163427

Visitantes online: 51