Carregando...

Publicidade

(Foto: Reprodução/Diário do Nordeste)

Leão com nova estratégia.

Para evitar saturação do sistema tático perante os rivais e pela ausência de Gustavo, Rogério muda esquema de jogo.

09/02/2018

No São Paulo, desde à época de jogador, Rogério Ceni se habituou a ver o sistema 3-5-2 sendo utilizado por diversos treinadores, ao longo de 27 anos de clube. Após isso, o técnico do Fortaleza, quando ainda estava se preparando para debutar como treinador, estudou na Europa e se agradou dos três zagueiros.

Juntando a fome com a vontade de comer - o centroavante Gustavo cumprirá suspensão automática - Rogério cogita alterar a forma de jogar de sua equipe no Campeonato Cearense. O sistema defensivo contará com três "xerifes", Roger Carvalho, Diego Jussani e Ligger.

Durante seis jogos do Estadual de 2018, o técnico do Leão já utilizou vários esquemas táticos: 4-3-3, 4-1-4-1, 4-4-2, mas nunca o 3-5-2, como deve acontecer no jogo deste sábado de carnaval, às 16h30 contra o Guarani/J, no Estádio Romeirão.

A ausência do centroavante Gustavo, que foi expulso no clássico contra o Ceará, fez o treinador modificar o sistema, visto que os dois únicos centroavantes que poderiam substituir Gustavo e manter o esquema tático anterior, seriam Vítor Jacaré e Dênis, dois garotos das categorias de base, os quais os treinador não considera que já estejam prontos para assumir responsabilidades no time principal.

No decorrer dos seis primeiros jogos, o Leão utilizou dois zagueiros, na maioria das vezes, Diego Jussani e Ligger; ou então, Murilo e Ligger ou ainda Murilo com o próprio Diego Jussani.


Rogério Ceni orienta treino com bola no CT Ribamar Bezerra, para enfrentar Guarani. (Foto: Reinaldo Jorge)

Recuperado

Com a recuperação do zagueiro Roger Carvalho, Rogério Ceni se viu mais animado para fazer essa mudança no sistema tático, que terá os zagueiros Roger Carvalho, Diego Jussani e Ligger. Roger Carvalho concluiu o seu trabalho de recuperação de cinco meses, após uma cirurgia no Tendão de Aquiles. Agora, já se encontra preparado para atuar, conforme ele disse à imprensa.

Para o lateral-esquerdo Leonan será bem-vinda a alteração no sistema de jogo da equipe: "É sempre bom variar, uma vez você joga de uma formação e outra vez com outro esquema tático, dependendo da equipe que você vai enfrentar, para apresentar um melhor futebol", disse ele.

Rogério comandou treino fechado na tarde de ontem no CT Ribamar Bezerra, com vistas ao jogo contra o Guarani/J.

O comandante do Leão ainda não definiu publicamente qual será a formação escolhida, com as últimas modificações, mas já é possível deduzir. O time terá três alterações, com relação ao grupo que atuou no clássico-rei.

O centroavante Gustavo foi expulso, Bruno Melo recebeu o terceiro cartão amarelo e o meia João Henrique ficará 30 dias em inatividade, por conta de luxação no ombro. Roger Carvalho entra na vaga de Gustavo, mas vai para a zaga; Leoan substitui Bruno Melo e João Henrique, naturalmente será substituído por Ígor Henrique, que retornou de Castanhal, onde foi participar do velório de sua mãe. O time deverá ser: Marcelo Böeck; Tinga, Roger Carvalho, Diego Jussani , Ligger e Leonan; Anderson Uchôa, Pablo, Ígor Henrique; Léo Natel (Wesley) e Alípio.

Poupar

Existe uma possibilidade de o atacante Léo Natel ser poupado, visto que ele vem atuando a maioria das partidas. Assim sendo, Wesley ganharia a sua chance de começar como titular.

"Estamos focados no Guarani de Juazeiro e vamos pensar jogo a jogo, não adianta pular as etapas. A nossa intenção é se manter na liderança do campeonato e para isso, teremos que vencer o Guarani. As oportunidades estão aparecendo para mime e estou cumprindo o que o professor Rogério Ceni me pede", disse o meia-atacante Wesley. O treino de apronto do Fortaleza acontece na manhã de hoje no CT Ribamar Bezerra e à noite a viagem.



Total de acessos: 124304

Visitantes online: 16