Carregando...

Publicidade

Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara- CE; Vila sofre com questões de saneamento básico. (Foto: Marcelino Júnior)

Litoral Oeste: campanha orienta e fiscaliza uso da rede de esgoto em Jericoacoara.

19/02/2018

Jericoacoara - A Vila de Jericoacoara, no Litoral Oeste, receberá, a partir da próxima segunda-feira (19), uma ação estratégica de sensibilização e fiscalização sobre o descarte adequado do esgoto, bem como do uso responsável da água. A campanha, denominada “Abraço Jeri e Cuido do Meio Ambiente”, reúne diversos órgãos e instituições das esferas Municipal, Estadual e Federal que deverão atuar até o fim do mês de março na Vila.

Rede de esgoto

Devido ao crescimento imobiliário e turístico, a vila de Jericoacoara possui hoje inadequações quanto ao uso da rede de esgoto disponível no local e também sobre o uso de poços sem as devidas outorgas. Além de ajustar as condutas, a campanha também vai orientar e alertar empreendedores e a população sobre o papel de cada um na preservação do meio ambiente.

Segundo Alceu Galvão, analista de regulação da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), “o crescimento de Jericoacoara precisa ser pensado de forma sustentável. Nesse sentido, temos observado o uso inadequado dos recursos hídricos e da rede coletora de esgoto. Diversos empreendimentos têm lançado água de piscina na rede, por exemplo, o que é proibido e que causa problemas ao sistema”, explica Galvão.

Ação

No primeiro momento, agentes de interação social realizarão visitas porta a porta a fim de orientar sobre o cumprimento da legislação ambiental vigente e o uso adequado da rede de esgoto.Além das visitas, a programação contará com ações educativas em praças e outros locais públicos, assim como intervenções urbanas com grafite em pontos estratégicos da Vila. Após o trabalho de sensibilização, será iniciada a etapa de fiscalização, com notificação e autuação das possíveis irregularidades pelos órgãos ambientais.


(Foto: Marcelino Júnior)

Parcerias

A ação é resultado da reunião deliberativa entre os órgãos e entidades parceiras realizada no início deste mês. Esse foi o terceiro encontro, somente este ano, em busca de soluções para a problemática do esgotamento sanitário de Jeri. Para o secretário de Turismo de Jericoacoara, Ricardo Wagner, “essa é uma ação pioneira com participação de várias entidades parceiras. Teremos uma grande mobilização em prol da regularização, no que se refere ao uso da rede coletora de esgoto da Vila. Primeiro haverá a ação educativa, depois, de notificação e, por último, a multa, se necessário. Tudo, visando a questão da sustentabilidade e proteção ao meio ambiente”, afirma o secretário”, explica.

A campanha “Abraço Jeri e Cuido do Meio Ambiente” tem como participantes a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Arce, Superintendência do Meio Ambiente do Ceará (Semace), Ministério Público do Estado do Ceará, Instituto Chico Mendes (ICMBio), além da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara e entidades locais.

Serviço

De 19 de fevereiro a 2 de março

Vila de Jericoacoara

Mobilização de alerta ao descarte do esgoto e ao uso responsável da água

Atendimento: Cagece e Cogerh

No Polo de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Jericoacoara.

De 5 a 30 de março

Fiscalização e multa de imóveis com irregularidades



Total de acessos: 237907

Visitantes online: 4